sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Idealizando um jogo - Um novo universo

Olá caros leitores, trago a vocês a segunda parte da serie: "Idealizando um Jogo". Nosso projeto irá começar a tomar forma pois agora nós iremos trabalhar em cima do universo onde ele ocorre.

O que é o universo de um jogo? Em poucas palavras é tudo não relacionado ao enredo que você poder descrever sobre o jogo. Geralmente o universo do jogo está ligado a mecânica e a descrição dos habitats e seres que os habitam. Muito do universo do jogo não será usado diretamente nele, mas servirá de guia para na hora que você for desenvolver a trama e os personagens do game eles sejam bem estruturados e atraentes ao jogador. Para entender melhor a aplicação destas duas características básica do universo do game tomemos como base Super Mario Bros.
Super Mario Bros NES


Mecânica

Primeiro vamos descrever como funciona a mecânica do universo de nosso jogo. Dependendo do estilo dele logicamente a mecânica pode mudar.

No caso de Super Mario Bros, logo de cara identificamos que se trata de um side-scrolling game, a física do universo inclui coisas como: gravidade (força que empurra os personagens para baixo quando estão sem nada sob os pés), aceleração (quando aplicada alguma força no Mario, como a de se mover para frente, ele ganha velocidade gradativamente),  fricção (força oposta a aceleração, faz Mario perder velocidade gradativamente).

A mecânica de Super Mario Bros também incluí características como plataformas (os blocos que os seres andam por cima), um foco nos obstáculos impostos ao Mario (O objetivo central dele e cruzar toda a faze, porem ele se deparará com abismos, seres hostis, plataformas de difícil acesso, tudo para tornar o jogo desafiador e interessante), pontuação (quem não quer bater um record?), tempo (aumenta a adrenalina), vidas (tome cuidado, se não você perderá todo o seu progresso). Características secundárias mas também importantes incluem: blocos  interrogação (liberando itens uteis para o jogador), power-ups (dando mais poder ao jogador) e a interessante habilidade de usar os seres inimigos como trampolim e projeteis.

Habitats e Habitantes

Primeiro vamos ao habitat, ele é basicamente o cenário onde o jogo ocorre. Este cenário pode ser o céu estrelado, um planeta em outra galaxia, o interior da terra, e ainda pode ser no futuro, passado ou presente. Os habitats de Super Mario Bros existem num universo paralelo e imaginário num período onde a sociedade se baseia em reinos, o Reino do Cogumelo, como se chama o reino onde Mario mora, é repleto de castelos, florestas, cavernas e rios, todos cenários das jornadas de Mario.

Os habitantes são todos os seres que existem no universo do jogo, podendo ou não aparecer no jogo, eles devem ter personalidade, um passado e hábitos bem próprios. Em Super Mario Bros podemos mencionar inúmeros seres que habitam o universo do game, seres humanos, dinossauros, tartarugas mutantes, goombas, Koopa Troopas, Bob-ombs e muitos outros. Importante lembrar que cada especie é bem diferentes entre si, tendo hábitos, inteligencia, personalidade e aparência próprias e você também deve se preocupar com tudo isso nos seus jogos.

Agora eu deixo a lição de casa à vocês, escolha um jogo de sua preferencia e descreva todo o universo dele.

A próxima parte tratará da trama do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário