Saudosos leitores, chegamos agora a terceira e ultima parte da série "Idealizando um jogo", até agora você já conseguiu determinar como e onde será seu o jogo, porem ainda falta algo muito importante para que ele possa ser interessante e instigante, uma trama. Uma trama ou enredo é a sucessão de ações realizadas pelas personagens de uma história para criar emoção ou sentido na mente do espectador. Ela é quem prende a nossa mente na busca de um desfecho seja ele, o mundo ser salvo, a mocinha e o mocinho viverem juntos e felizes para sempre, vencer o vilão ou encontrar o tesouro. Sem uma boa trama, a história mais interessante fica "sem gosto" e não consegui prender a atenção do telespectador.
Se tratando de jogos, muitas vezes a trama é apenas uma coadjuvante em vista de que geralmente o mais importante é experiencia vivida pelo jogador, deixando-se assim um pouco de lado as razões por traz da história. Mesmo assim, um jogo com uma história completamente sem graça e sentido torna por empobrecer a experiencia que será vivida pelo jogador, não cria nem uma expectativa e possivelmente pode fazer até a pessoa se desinteressar pelo jogo.
Uma história bem simples e muito usada em jogos é:
- A mocinha é raptada por um ser mal;
- Alguém informa ao mocinho, ou ele se dá por falta dela;
- Ele vai à busca da mocinha numa longa jornada;
- Ele a encontra mas antes precisa derrotar o vilão;
- Ele salva a mocinha (e às vezes ganha o coração da mocinha, mas nem sempre).
Uma trama é justamente isso, uma série de ações que levam ao desfecho. Mas note que para haver uma trama, antes nós precisamos criar os personagens dela. Vamos tomar como exemplo o jogo Sonic the Hedgehog do Mega Drive (Genesis). Neste jogo nós temos dois personagens: Sonic o ouriço e Dr.Robotnik (Dr.Eggman).
Sonic é um ouriço incomum, primeiro que é azul para combinar com o logotipo da SEGA, segundo que ele é veloz como o som. Ele vivia em uma ilha chamada Sul.

Dr.Robotnik é provavelmente o único humano que já pisou na ilha Sul. Ele é um cientista louco que saiu do nosso mundo real é foi com objetivos ambiciosos invadir o mundo de Sonic. Ele também é o inventor do robotizador, maquina que consegue transformar seres orgânicos em robôs. Possui Q.I de 300.
Note que Sonic é um jogo simples mas, mesmo assim nós temos muito o que dizer a respeito destes dois personagens. Para um personagem ter sucesso nós temos que nos preocupar com coisas como: qualidades, defeitos, dificuldades, ambições e interesses; nada como se inspirar em pessoas reais para ter sucesso.
A trama do jogo é simples porem interessante: Na ilha do Sul existem as chamadas esmeraldas do caos, elas são a maior fonte de energia do universo. Dr.Robotnik é um gênio da robótica é quer se apossar dessas esmeraldas para usa-las em seus experimentos. Ele se estabelece na ilha Sul e começa a transformar em robôs os amiguinhos do Sonic. O Sonic é o único que pode salvar o seu universo então vai atras deste cientista tirar satisfação e finda por frustrar suas ações, mesmo que temporariamente.
Note que na trama nós percebemos as motivações por traz das personagens, a serie de fatos que levam aos acontecimentos e o desfecho. Tudo isso deve estar presente na história de seu jogo.
Note que cada jogo necessita de características diferentes na sua idealização, alguns pedem uma história mais bem elaborada, outros um universo cheio de especies diferentes e, ainda outros podem contar com uma ideia bem simples. Seja como for, sempre tome muito cuidado na hora de planejar o seu jogo, pois disso dependerá o sucesso dele.
Agora nós terminamos essa serie mas, seu trabalho acabou de começar. Escreva todas as suas ideias no papel e as siga direitinho enquanto bota a mão na massa. Até mais pessoal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário