terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Idealizando um jogo - Surge uma ideia

Olá caros leitores, é com muito prazer que eu inicio a primeira serie de artigos aqui do blog com o tema: "Idealizando um jogo". Esta serie terá como objetivo dar dicas de como você poderá planejar um jogo para quando por a mão na massa ser bem sucedido. E notável que a maioria dos desenvolvedores indie começam seus jogos sem saber por onde ir e muito menos onde querem chegar, isso é uma falha que resulta em jogos inacabados pela simples falta de uma ideia concreta por parte do desenvolvedor que acaba ficando sem ideias ou sem um caminho pra continuar a seguir. Por isso é tão importante existir um plano de desenvolvimento de jogo, você só irá obter resultados se antes pensar em como chegar a eles.

É bom lembrar que não existe uma ordem correta a seguir na hora de planejar um jogo, o importante é que ao terminar o planejamento você não tenha mais duvidas de como o jogo será. Outra dica é que geralmente novas ideias não são bem vindas num projeto já em desenvolvimento, o ideal é que você as anote e guarde para continuações posteriores do seu jogo, porem, isso não é uma regra.

New Super Mario Bros é um side-scrolling game
O primeiro passo para se desenvolver um jogo é a ideia inicial, nós precisamos saber primeiro como é o jogo que nós queremos fazer. O simples fato de você saber que gênero de jogo você deseja fazer já é um bom pontapé inicial. Tomemos como exemplo um side-scrolling game. Este estilo de jogo possui uma vista da lateral do personagem e, geralmente o personagem se desloca para a direita (frente) ou para esquerda (traz), o fator de ser scrolling indica que o cenário do jogo é maior do que a tela exibida e, por isso, a câmera que foca no personagem principal deve rolar pela fase para mostrar onde o jogador está.

Pronto, sabendo qual o estilo do nosso jogo nós já estamos habilitados para pensar em outras características dele. Por exemplo, que estilo eu pretendo dar ao meu jogo, algo mais sério, divertido ou casual? Quero que os jogadores relaxem ou fiquem tensos? Quero causar risadas ou sustos? Quero que toda a família jogue ou um público especifico? Essas são perguntas muito importantes que você deve fazer e, dependendo do gênero que você escolha elas podem mudar. Lembre-se que quem fará o jogo é você mas é ao público que você deve agradar, por isso, logo de cara se preocupe em qual nicho você quer atingir, depois pense em como tornar este jogo interessante a este nicho.

Note que New Super Mario Bros é um jogo mais "família", por isso opta por um ar mais divertido e casual, querendo que os jogadores sorriam e fiquem empolgados durante a jogatina. Oferece gráficos coloridos e cartunescos para agradar as crianças porem, uma jogabilidade gradativamente desafiadora para agradar os jogadores mais sérios. Permite também que várias pessoas possam jogar juntas aumentando ainda mais a diversão em grupo.

Agora é hora de você parar um pouco e ir pesquisar jogos do estilo que você pretende desenvolver, busque neles alguma inspiração, porem não queira fazer uma cópia descarada, aproveite para pensar em algo inovador para por em seu jogo e não se esqueça, às vezes de uma ideia idiota  pode surgir algo revolucionário.

A parte dois falará a respeito do universo onde o seu jogo acontece, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário