sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como fazer jogos?

Então, como eu e muitas pessoas você sempre quis saber como fazer um jogo, certo? Você está cansado de ser apenas um mero tele-espectador e que passar a ser o diretor? Saiba que os seus problemas acabaram!

O desenvolvimento de jogos a nível profissional é algo muito complexo que envolve uma série de profissionais extremamente habilitados, também não é nada glamoroso como a maioria das pensam, por isso nós iremos nos ater neste blog ao desenvolvimento de jogos indie - jogos independentes - e estudar como poderemos fazer jogos divertidos e atraentes e ainda formas de obter algum lucro com eles. Mas nada lhe impede de no futuro se tornar um profissional.

Geralmente os desenvolvedores indie utilizam de alguma ferramenta especial para lhe auxiliar no desenvolvimento dos jogos, pois desenvolver um jogo do zero é uma tarefa extremamente trabalhosa e uma tentativa de reinventar a roda, essas ferramentas são chamadas de makers e engines.

(1) Game Maker
Os makers são mais focados no desenvolvimento de jogos 2D, permitem de forma fácil desenvolver jogos belos e divertidos, alem de tornarem possível a fácil exportação de seus jogos para mídias como a web, Ios, Android e lógicamente, PC.

As engines são parecidas, geralmente focadas no desenvolvimento de jogos 3D elas são mais complexas, algumas não possuem um editor visual, o que implica num desenvolvimento de jogos mais trabalhoso e menos intuitivo.

Em todo caso, para se desenvolver jogos é necessário se aprender a arte de programar, a beleza dos makers é que programar com eles é fácil e ao alcance de todos, minha recomendação é que qualquer pessoa comesse desenvolvendo jogos 2D, pois são menos trabalhosos de se desenvolver e mais fáceis de se aprender a programar. A arte gráfica de jogos 2D também é mais simples, tornando possível a qualquer pessoa concluir um jogo.

É pouco provável que uma pessoa só termine de desenvolver um jogo 3D, lembre-se que grandes empresas possuem uma grande equipe para isto, e que estes jogos demandam muito tempo de desenvolvimento. Já jogos 2D são um sonho realista, e com um pouco de criatividade é possível se criar jogos 2D divertidos.

Para quem vai começar agora deixo a dica, não queira dar um passo maior que perna, comesse com um jogo simples e chato mesmo, tentar desenvolver um MMO só vai lhe causar muita frustração; não espere que seu primeiro jogo seja um sucesso, na verdade um diretor de uma empresa de jogos disse uma vez que seus dez primeiros jogos só servirão para você jogar fora.

Se você só quer desenvolver RPGs, procure pelo RPG Maker, uma ótima ferramenta com várias comunidades no Brasil, mas se você quer ter total liberdade vá de Game Maker, tambem possuindo várias comunidades brasileiras para você tirar suas duvidas.

Tenha força de vontade, no começo tudo será novidade e difícil mesmo, mas se você se esforçar e não deixar a preguiça lhe pegar, logo logo você estará fazendo seus jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário